Agosto 6, 2018

3 Dicas Essenciais Para Você Alcançar o Coração do Seu Ouvinte (Sobre a Arte da Comunicação)

Por Daniel Venancio

Para que você consiga alcançar o coração do seu ouvinte, precisa ter em mente 3 componentes básicos sobre comunicação: Pensamento, Sentimento e Ação.

Tudo que eu quiser comunicar, precisa girar em torno de:

  • Algo que conheço;
  • Algo que sinto;
  • Algo que pratico;

Pronto! Sem demoras… É isso aí!

Eu sei. Foi bem curto! Mas como a maioria de nós não tem muito tempo para ler artigos mais extensos e aprender um pouco sobre assuntos importantes, achei que passando as 3 dicas de forma bem objetiva, já estaria bom. :)

Mas….

…se você quiser entender sobre Como Alcançar o Coração do Seu Ouvinte, continue aqui comigo por mais 3 minutos (prometo). Você não vai se arrepender!

Sabemos que a comunicação não é algo simples. Mas já adianto que, para que você consiga comunicar alguma coisa a alguém, você precisa criar pontes (pontos em comum). Precisa entrar na vida das pessoas e conhecê-las.

Foi através dela (da arte de se comunicar) que grandes líderes conduziram multidões a seguir suas ideologias. Algumas dessas ideologias conduziram pessoas para fazer o bem (Jesus); outras, para fazer o mal (Hittler).

Esses grandes líderes alcançaram esses “pontos em comum” e conseguiram construir a base para um relacionamento entre eles e os seus ouvintes.

Mesmo você não sendo religioso, já deve ter ouvido falar de Jesus. Sem sombra de dúvidas, ele é um dos maiores exemplos que podemos citar sobre essa arte. Dentre as inúmeras parábolas que a Bíblia descreve, uma chama atenção: a passagem em que Jesus tem um diálogo com uma mulher Samaritana que se dirigia a um poço para buscar água.

Para estabelecer uma comunicação com ela, Jesus pediu para que ela lhe desse de beber. Quando Jesus lhe pediu água, ele estabeleceu algo em comum com essa mulher: os dois estavam com sede.

PERA: Não entendi!!!

Deixa eu explicar melhor: para alcançarmos nossos ouvintesprecisamos criar pontes de comunicação entre nós e aqueles que nos ouvem. Para isso, precisamos saber como as pessoas estão se sentindo. Quais as dificuldades que tem no seu dia-a-dia. O que as tem deixado frustradas.

Por isso, para que você alcance o coração do seu ouvinte:

  1. Você precisa conhecer bem o que está transmitindo (Algo que Conheço);
  2. Deve estar convencido que o que esta falando é realmente bom (Algo que Sinto);
  3. Tem que estar praticando o que transmite (Algo que Pratico);

Se você conhece bem alguma coisa, se a sente profundamente e age de acordo com ela, conseguirá ser um excelente comunicador. Tipo como um vendedor; mas em vez de vender objetos e mercadorias, estaria vendendo ideias e conceitos!

Não podemos transmitir uma mensagem apenas intelectualmente. Muitas vezes nos concentramos na parte técnica e esquecemos do sentimento e da ação. A parte emocional deve estar presente.

Se estou comprometido com algo, isso deve refletir nos meus valores, no que emprego meu tempo e dinheiro, no que me entusiasma.

Howard Hendricks, um grande comunicador americano, no seu livro Ensinando para Transformar Vidas, conta a história de um vizinho que passava as suas horas de folga cuidando do seu barco. Todas as vezes que Howard passava por sua casa ele dizia: “Ei! Dê um pulo aqui e venha ver meu barco!”.

Ele conta que esse homem já havia passado 38 camadas de cera no barco. O coração daquele homem estava ali e ele falava com entusiasmo sobre o seu “maravilhoso” barco.

Muitas vezes temos a ciência de que temos um produto fantástico, que pode transformar a vida das pessoas, mas ao paladar do ouvinte é como se estivéssemos dando comida de hospital (nada contra, só que geralmente não é lá essas coisas).

Quando você crê na mensagem que prega e a sente profundamente, isso se torna evidente. Devemos saber que não transmitimos palavras, mas a mensagem que esta por trás delas.

Lembre-se!

Quando transmitir algo para sua audiência você precisa se perguntar:

  • O que é que sei e desejo que eles também saibam?
  • O que sinto e desejo que eles também sintam?
  • O que estou fazendo e quero que eles também façam?

E você? O que te faz vibrar? O que faz você gastar horas e horas do seu precioso tempo? É exatamente sobre isso que você deve falar! 

To be continued…