Julho 25, 2018

Aviso: Sorrir Faz Bem e Pode Transformar a Sua Vida!

Por Daniel Venancio

Se existisse uma fórmula para que você viesse a ter uma vida social melhor; algo que lhe ajudasse a conquistar mais amigos e construir bons relacionamentos por onde você passasse, o que você faria? Com certeza iria se esforçar para colocar em prática.

O problema é que buscamos pelas dicas difíceis e complicadas, cheia de termos técnicos e que estão longe da nossa realidade.

Segundo Dale Carnegie, no clássico: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Sorrir é “Um jeito simples de causar uma boa impressão inicial”.

Por incrível que possa parecer, a correria tem sido tão grande que esquecemos de pequenas atitudes que realmente trazem benefícios tanto para nós quanto para aqueles que estão ao nosso redor.

Confundimos “o bom profissional” com alguém que vive constantemente sério.

Estudos mostraram que, ao sorrirmos, estimulamos o cérebro a liberar endorfina e serotonina – substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substância proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de ativarem o sistema imunológico (já pensou?).

Entre os benefícios para saúde estão: Aumento da longevidade, Redução da pressão arterial, Estreitamento das relações sociais, Exercício do cérebro e Alteração do estado emocional.

Tudo bem, eu entendo. Algumas vezes podemos ter umas reuniões que acabam sendo um pouco tensas, gerando até discussões… mas elas não podem nos tirar a chance de fazer o dia de alguém melhor.

Carnegie, na época que realizava seus cursos, pedia para que seus alunos (muitos deles empreendedores e executivos) sorrissem a toda hora do dia para alguém durante uma semana, e que voltassem a classe para falar sobre os resultados obtidos.

Você consegue ter ideia do que acontecia? Os relatos foram muitos, de pessoas que viram seus relacionamentos mudarem radicalmente.

Um deles, um certo Sr. William, corretor da Bolsa de Nova York, casado a mais de 18 anos, conta que dirigia apenas algumas palavras por dia para sua esposa e que raramente sorriupara ela em todo o tempo que estavam casados.

Naquele dia, fazendo a experiência que Carnegie havia pedido, ele simplesmente “decidiu” sorrir.

As consequências? Quando o Sr. William acordou e deu um “bom dia, querida”, abrindo um sorriso ao sentar na mesa para tomar o café da manhã, a sua esposa ficou chocada. Desde então, ele viu resultados no seu lar, pois essa mudança trouxe mais felicidade durante dois meses que ele estava praticando o “sorrir”, do que nos 18 anos anteriores.

Não, não é brincadeira… eu tive que fazer essa experiência também e você deve imaginar o que aconteceu.

No meio da tensão de um dia de trabalho, com vários problemas que eu e uma colega tínhamos pra tratar, apenas cheguei na sua mesa e disse: “Tudo bem?” (com aquele sorrisoclaro)

Adivinha?

Ela respondeu com um sorriso (também daqueles) e resolvemos os problemas que estavam ali pendentes, mandando toda a tensão embora.

Essa experiência acabei tendo também em outros lugares: desde o atendente de uma lanchonete, a secretária de um médico. Todos eles responderam da mesma forma (tudo bem que eu não consegui ainda fazer 100% do tempo, mas estou tentando).

Faça o teste e depois me conta!

E como fazer para conseguir colocar isso em prática, sendo que os nossos problemas ainda continuam lá para serem resolvidos?

Carnegie dá a dica: “Obrigue-se a sorrir. Aja como se já fosse feliz e isso o tornará mais feliz ainda”.

Fácil não?

Pode parecer estranho, mas esse é o caminho… quer você queira ou não.

Parta do seguinte princípio: o que lhe ocorreu quando você viu a imagem do post? Não deu aquela vontade de sorrir também?

Num segundo exercício, olhe para foto abaixo e responda o que ocorre agora.

Pois é, eu também fiquei um pouco sério.

É isso que acontece com as pessoas quando você chega com essa cara fechada pra solicitar alguma tarefa (parecendo que o mundo está caindo ao seu redor).

Tudo bem! Se é seu funcionário ou alguém que você gerencia, vai executar a tarefa de qualquer forma. Mas e se fizessem tendo prazer em cumprir o que foi solicitado? Com certeza o resultado do trabalho seria beeem melhor.

O caminho da melhoria contínua? Praticar por onde andamos e com todos que conversamos.

Entre as diversas histórias que Carnegie escreve sobre esse princípio, ele cita um conselho de Elbert Hubbard:

“Todas as vezes que for sair, encolha o queixo, firme a cabeça e encha os pulmões o máximo possível; cumprimente os amigos com um sorriso e ponha a alma em cada aperto de mão.

Pense nas grandes e esplêndidas coisas que gostaria de fazer, assim, os dias passarão e você se sentirá senhor das oportunidades que lhe são necessárias para satisfazer seu desejo…”

E aí? Bora sorrir pra fazer os nossos dias melhores?

“Seu sorriso é o mensageiro de suas boas intenções. Seu sorriso ilumina a vida de todo aquele que o vê. Para quem já viu uma dúzia de pessoas, carrancudas ou virando o rosto, seu sorriso é como um raio de sol passando entre as nuvens”.

Elbert Hubbard