5 Fatores Pouco Conhecidos que Podem Fazer de Você um Grande Líder
No antigo oriente médio, numa época em que grandes líderes ficaram conhecidos por colocar em jogo sua própria vida, a história de um deles me chamou a atenção: Neemias.
Neemias colocou em risco sua posição diante do Rei da Pérsia, a quem servia. Buscava ajudar o seu povo que estava vivendo na miséria e a sua cidade que se encontrava em ruínas, tendo seus muros queimados. Ele não teve medo de expor seu projeto pessoal, fazendo com que até o próprio rei Artaxerxes, apoia-se esse projeto.
Nesse projeto pessoal, Neemias sabia que teria que enfrentar a escassez e as limitações de pessoas que estavam com seu estado emocional destruído. Teria que enfrentar obstáculos que viriam e que ainda eram desconhecidos. Além de ter que combater inimigos que não ficariam felizes de ver a nação de Judá em pé novamente.
Baseado nos princípios de liderança de Jack Welch na vida de Neemias, destaco 5 fatores pouco conhecidos que podem fazer de você um grande Líder:
Primeiro: Encare a realidade
“…e contemplei os muros. Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas e suas portas foram destruídas pelo fogo”.
Às vezes, quando estamos diante de um grande problema a ser resolvido, nossa primeira atitude é não querer enxergar a realidade que encontramos. Talvez como um refúgio, para não ter de enfrentá-la. Mas isso só vai fazer com que venhamos a adiar o inevitável.
Neemias encarou a realidade em que a cidade se encontrava e sabia que essa deveria ser seu primeiro e maior obstáculo: reconstruir os muros e restaurar a cidade.
Jack Welch disse que tanto nos negócios como na vida, se reduzem a um único aspecto: “Encarar a realidade e tomar as decisões certas baseando-se nela”.
Portanto, encare a realidade…
…olhando para as coisas de forma imparcial (como se estivesse fora da situação).
…não caindo naquele pensamento de que as coisas vão “melhorar por si mesmo”.
…considerando diferentes cenários para diferentes resultados.
Segundo: Desafie a Tradição
“Desde o dia em que fui nomeado seu governador, nem eu, nem meus irmãos comemos do pão do governador. Cento e cinquenta homens do Judeus e dos magistrados e os que vinham a nós, dentre as gentes que estão a roda de nós, se punham à minha mesa”.
Quando começou a realizar os trabalhos de restauração da cidade, atentou para as pessoas que, a muito tempo, eram tratadas como escravas. Sempre tendo que se submeter a tudo a que os governantes locais, anteriores a ele, mandavam fazer. Ele se fez “como um deles”, trazendo todos para comerem junto a sua mesa, demonstrando empatia. O que antes dele nunca tinha acontecido.
Temos muitas tradições difíceis de quebrar em nossas empresas. Tradições essas que vêm de 20, 30 anos. Muitas vezes, para tornarmos a empresa mais competitiva, é necessário enfrentar as tradições.
Desafie a tradição…
…descobrindo porque fazem isso dessa forma.
…convidando seus colegas a darem sugestões.
…não tendo medo de expressar sua opinião.
Terceiro: Envolva todo mundo
“Enquanto a metade dos meus homens fazia o trabalho, a outra metade permanecia armada de lanças, escudos, arcos e couraças. Os oficiais davam apoio a todo o povo de Judá que estava construindo o muro. Aqueles que transportavam material faziam o trabalho com uma mão e com a outra seguravam uma arma…”.
Ao começar a organizar a restauração da cidade, que iria ocorrer em etapas, Neemias foi estratégico, colocando cada pessoa no lugar certo, tendo a motivação certa. Ele mobilizou todas as pessoas da sociedade: homens e mulheres, pobres e ricos, sacerdotes e comerciantes, não deixando ninguém de fora.
Envolva sua equipe…
…participando na execução dos projetos, sendo exemplo.
… estimulando a liberdade de expressão.
… sugerindo reuniões informais.
Quarto: Expresse uma visão
“Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada e que as suas portas têm sido queimadas; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém”.
Somente após caminhar por toda a Jerusalém e identificar o que precisava ser feito, chamou todo o povo para que viessem a se unir a ele na reconstrução da cidade. Ele falou sobre o trabalho que seria necessário realizar e encorajou seus liderados a iniciar essa grande obra.
“Líderes inspiram as pessoas com visões claras de como as coisas podem ser melhoradas”.
Seja um líder visionário…
…escrevendo sua visão e apresentando.
…oferecendo as condições de trabalho necessárias.
…promovendo quem conseguir transformar a visão em realidade.
Quinto: Arrisque-se diariamente
“Por isso posicionei alguns do povo atrás dos pontos mais baixos do muro, nos lugares abertos, divididos por famílias, armados de espadas, lanças e arcos.. Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho”.
Em determinado momento, ele soube que seus inimigos tramavam matá-lo, assim como os demais que trabalham na construção dos muros, tentando com isso, fazer com que não conseguissem completar seu objetivo.
Neemias, quando soube do risco que corriam, fez com que ficassem de vigia e se preparassem para enfrentar toda e qualquer situação.
Para Welch, a velocidade e rapidez são importantes no cenário competitivo atual, onde as mudanças acontecem em alta velocidade, sabendo que as decisões rápidas e acertadas fazem toda a diferença.
Arrisque-se…
… sabendo que tempo é dinheiro.
… acelerando a tomada de decisões.
… dedicando-se integralmente.